Exposição Tecitura do Espaço

Quarta-feira, dia 04 de abril de 2018 , a Arte Hall galeria de arte, recebe a Individual de Paula Clerman, em São Paulo, com a exposição Tecitura do Espaço.

Inspirada pelas influências do construtivismo brasileiro, Paula apresenta nessa exposição a fotografia como construção e não como representação.

Após longas caminhadas pelas ruas de Lisboa, em Portugal, a artista escolhe recortes da arquitetura da cidade e começa a estudá-los enquanto forma, cor e luz.

As imagens capturadas pela lente da artista ocorrem em um exato momento no qual não se repetirão, revelando uma nova leitura da imagem com cores vibrantes, sombras e texturas, que são apresentadas em forma de polípticos com fotos de 15 x
15 cm cada.

O trabalho é pensado para tirar o espectador da zona de conforto e estimular o cérebro a desvendar a nova composição da imagem.

Paula, desenvolve um processo aparentemente antagônico, pois ao passo que limita o enquadramento, desconstrói os limites arquitetônicos, incluindo aos poucos, elementos emprestados de prédios vizinhos, sombras, telhados e paredes, estendendo a compreensão do que é aquele edifício, borrando os limites.

Assim, algo novo é criado, há uma ilusão, uma distorção da percepção, a matéria se funde, as sombras se intensificam e a luz desvenda possibilidades, revelando a profundidade das relações. Cores que sugerem movimento, múltiplos planos criando
dimensões através da distância, linhas que concomitantemente se unem e se separam, como um caleidoscópio que gera uma imagem surreal, conduzindo o olhar a participar deste jogo de imaginação, ressignificar um caminho já conhecido.

Ao manipular os fragmentos e organizá-los em continuidade, a aproximação das formas cria unidade, organizando o espaço físico ao passo que desafia o espaço psíquico.

Qual é a verdade por trás desta experiência estética?

O interesse pela busca formal no trabalho dialoga com a produção construtiva brasileira pós 2a. Guerra Mundial, porém Paula não se atém às estruturas formais pré concebidas, bem como seu trabalho não é imersivo, Clerman está centrada no processo criativo que leva à construção da imagem numa constante evolutiva de desdobramentos, se aproximando de uma linguagem pictórica no campo expandido.

Sobre a artista:

Vive e trabalha em São Paulo.

Busca através da arte, revelar aspectos de identidade e da história que foram incorporados pela rotina, mas denotam pontos de vista e realidades sociais específicas a serem discutidas.

Artista contemplada pelo Programa Nova Fotografia, MIS, Museu de Imagem e Som, apresentou sua primeira individual “Beleza Americana” em 2016. Vencedora do 4th International Exhibition of Photography Photo Emotion, em Banja Luka, Bósnia e Hezergovina, em 2015.

Formada em Administração pela FAAP, trabalhou com moda durante 25 anos e se dedica à fotografia desde 2007, buscando aprimorar seu trabalho artístico através da prática e do estudo com os fotógrafos Armando Prado, Arno Rafael Minkkinen, Cláudio Edinger e Gal Oppido.

Este trabalho foi todo realizado com câmeras X-Series da Fujifilm.

 

SERVIÇO:

TECITURA DO ESPAÇO

Abertura: 04 de abril de 2018 das 18h
 às 22h

Período expositivo: 05 a 27 abril de 2018

Endereço: Rua Cônego Eugenio Leite 240 – Jardim Europa, São Paulo

Visitação: segunda a sexta-feira, das 10h às 18h

Telefone: (11) 3063-4630 – www.artehall.com.br